Fonte: https://diarinho.net/materia/650440
Balneário Piçarras vai ganhar uma fábrica de aço para a construção civil. O empreendimento tem investimento estimado de R$ 120 milhões, com geração de 500 empregos diretos.
A fábrica é anunciada como a maior da América Latina na produção de steel frame, sistema construtivo com estruturas de aço galvanizado.
O projeto é do grupo Imperium do Brasil, com o fundo americano de investimentos Seap West e uma multinacional chinesa, que fornecerá maquinário e tecnologia.
A fábrica terá 95 mil m² construídos, numa área às margens da BR 101, no limite de Piçarras com Barra Velha. As obras são prometidas para breve, com expectativa das atividades iniciarem ainda em 2024. A unidade terá capacidade de atender a uma demanda de 250 a 300 mil m² de obras por mês.
Inicialmente, a fábrica deve atender projetos construtivos do próprio grupo, como o já anunciado Gran Piçarras Shopping, num investimento de R$ 200 milhões. No plano do grupo ainda estão a construção de hospital, universidade e indústria farmacêutica.
Depois, a fábrica deve produzir para terceiros, atendendo novas demandas da construção civil na região. A escolha de Piçarras para a unidade leva em conta a localização privilegiada perto de portos e rodovias, que facilitam a distribuição e exportação de produtos.
O sistema steel frame é um modelo inovador de construção que usa perfis de aço, garantido projetos com leveza, durabilidade e rapidez, podendo dispensar o uso de concreto e tijolos.